• Nutricionista Paulo Sakuma

Gengibre Anti-inflamatório e Antioxidante


O gengibre é cultivado na Índia há muitos anos, utilizado como medicamento, flavorizante e condimento. Na medicina tradicional é indicado como anti-inflamatório, afrodisíaco, antioxidante, melhora da glicemia, tratamento de gripes, náuseas, digestivo, anticâncer, espasmolitico, carminativo e antiemetico.

O gengibre é um rizoma que contém óleo essencial, compostos fenólicos (gingeróis e shogaois), amido, proteínas, lipídeos, vitaminas (B3 e vitamina A) e sais minerais.

Alguns estudos demonstram efeito do gengibre na diminuição da dor em pacientes com osteoartrite e artrite reumatoide.

Os gingeróis contidos no gengibre tem possível efeito inibidor de prostaglandinas e leucotrienos, contribuindo para seus efeitos anti-inflamatórios. E ajudando a manter o sistema circulatório funcionando bem, pois tem efeito anti trombótico.

No trato gastrointestinal tem efeito estimulante, aumentando o peristaltismo e tônus do musculo intestinal, tem efeito estimulante sobre enzimas digestivas como lipase pancreática, lipase dissacaridases e maltases, ajudando na digestão. Pode combater a úlcera, H. Pylori, dores abdominais, vômitos, náuseas e outros problemas gástricos.

Alguns estudos vêm demonstrando melhora na glicemia e super efeito antioxidante.

Costumo indicar o consumo em chás ou em sucos, pela facilidade.

Cuidado com a quantidade consumida, algumas pessoas podem apresentar irritação gástrica em doses elevadas.


0 visualização

Siga Paulo Sakuma :

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Telegram-icon
  • YouTube
Se inscreva para receber
minhas novidadas

© 2015 por Paulo Sakuma