top of page

Como acelerar o metabolismo?


Se você espera que neste post eu fale de um alimento milagroso que aumente o metabolismo, nem precisa continuar lendo, porque vou falar do básico e do que dá certo, sem milagres e sem enganação. Alguns alimentos podem até ter um pequeno efeito no aumento do gasto energético, mas não vou entrar nesta coluna porque já tem milhares de posts no instagram sobre isso.

Como falei em um post anterior o número de refeições ao longo do dia não interfere no aumento do gasto energético, o MELHOR jeito de acelerar o metabolismo é com o EXERCÍCIO FÍSICO, sua taxa metabólica pode aumentar tanto no exercício aeróbico(corrida longa, etc..), quanto no anaeróbico (musculação, etc...) . As atividades aeróbicas tendem a queimar mais calorias durante o exercício, mas não muito depois (baixo EPOC), atividades anaeróbicas, por outro lado, podem aumentar seu gasto energético por horas depois do exercício (EPOC elevado).

O frio também pode aumentar seu gasto energético, com a temperatura mais baixa, o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna, para cada grau de aumento na temperatura central, a taxa metabólica de repouso pode aumentar de 10 a 13%. Por isso que o inverno é uma ótima época para começar aquele “projeto” que todo mundo começa em dezembro .

E por último, uma ótima dica para quem quer sair do sedentarismo, e por algum motivo não começou ainda uma atividade física, trabalhar em pé ao invés de sentado, subir até seu apartamento pelas escadas e não de elevador, ir a padaria a pé e não de carro, essas pequenas atividades podem aumentar seu gasto energético de 100kcal a 300kcal ao dia.

como acelerar o metabolismo

Referências

Landsberg L. Core temperature: a forgotten variable in energy expenditure and obesity? . Obes Rev. (2012)

Astrup A, et al. Prediction of 24-h energy expenditure and its components from physical characteristics and body composition in normal-weight humans . Am J Clin Nutr. (1990)

Buckley JP, et al. Standing-based office work shows encouraging signs of attenuating post-prandial glycaemic excursion . Occup Environ Med. (2014)

Yan Y. Lam, Eric Ravussin. Analysis of energy metabolism in humans: A review of methodologies . Mol Metab. (2016)

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page