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Alimentos de alto índice glicêmico atrapalham o emagrecimento?


O índice glicêmico(ig) refere se ao potencial que um alimento tem de elevar a glicemia circulante de uma pessoa.⁣

Por exemplo o açúcar refinado tem alto índice glicêmico, já a batata doce tem índice glicêmico mais baixo.⁣

Algumas pessoas acham que para emagrecer precisam consumir somente carboidratos de baixo índice glicêmico.⁣

No entanto isto não é verdade, o que faz emagrecer é o déficit calórico independente do índice glicêmico do alimento.⁣

O arroz considerado como alimento de alto índice glicêmico por muitos, foi utilizado como base da dieta no estudo da foto 2, onde existia déficit calórico.⁣

Como resultado, fotos 3,4 e 5, encontraram grande perda de peso.⁣

Fatores importantes para o emagrecimento são: adesão a dieta e déficit calórico.⁣

Se um alimento de alto ig promove mais adesão, ele será melhor para o emagrecimento, comparado a um de baixo ig que não traz adesão.⁣

Nem vou entrar em questões mais técnicas como carga glicêmica, resposta glicêmica da refeição, sensibilidade a insulina, microbiota intestinal, entre outros fatores que podem afetar a resposta glicêmica de um alimento.⁣

É muito raso fazer uma dieta pensando somente no ig dos alimentos, temos que levar em consideração preferências alimentares, densidade calórica, densidade nutricional, entre outros aspectos.⁣

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