• Nutricionista Paulo Sakuma

Citrulina e Arginina


O oxido nítrico é conhecido por causar a vaso dilatação, modular o fluxo sanguíneo, metabolismo energético e a respiração mitocondrial. A L-Argnina é o precursor direto de oxido nítrico via enzima oxido nítrico sintase, no entanto a ingestão de uma dose alta (6 a 14,2g/dia) seria necessário para desempenho benéfico no esporte, pois a L-Arginina é degradada pela enzima arginase no intestino e fígado, por esse motivo alguns estudos não demonstram efeito positivo com a suplementação de L-Arginina no esporte.

A suplementação de L-citrulina teria efeitos superiores comparados a L-Arginina pois não sofre degradação no fígado ou intestino e pode ser convertida em L-Arginina no nosso organismo, aumentando os níveis de oxido nítrico. A L-Citrulina teria efeitos benéficos na melhora de performance nos esportes, função erétil e memória.

Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, demonstrou que a suplementação de 2,4g/dia de L-Citrulina durante 7 dias, aumentou os níveis plasmáticos de L-Arginina , melhorou a performance no esporte, reduzindo o tempo de prova e diminuiu a sensação de fadiga.

Conclusão: L-Citrulina é eficiente para o aumento de oxido nítrico e melhora de performance no esporte.

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