top of page

Uma taça de vinho tinto é equivalente a uma hora de exercício?


Um dos estudos que deu origem a essa ideia, foi feito em ratos. No estudo os ratinhos foram divididos em 4 grupos: sedentários, sedentários + resveratrol, exercícios e exercícios + resveratrol. Resveratrol é a substancia presente no vinho responsável pelos benefícios a saúde associados ao vinho. Neste estudo os ratos que tomaram resveratrol, tanto os que faziam exercício quanto os sedentários, melhoraram comparado a seus colegas que não tomaram. Isso foi suficiente para a mídia interpretar de forma superficial o estudo, e publicar que uma taça de vinho tinto é equivalente a uma hora de exercício, MAS quando comparamos os ratos que se exercitaram e não tomaram resveratrol, SUPERARAM os ratos sedentários que tomaram resveratrol. Primeira conclusão uma taça de vinho não é equivalente a uma hora de exercício, o exercício é superior a uma taça de vinho. Outro detalhe, a dose de resveratrol que resultaria em efeitos benéficos para seres humanos estaria em torno de 1000mg/ dia, um litro de vinho tinto tem cerca de 2mg de resveratrol, para atingir essa dose de 1000mg, uma pessoa teria que ingerir 500 litros de vinho em um dia, impossível até para os maiores beberrões. Como sempre falo, se você gosta de tomar vinho, cerveja, whisky, etc... continue tomando, não tem necessidade de inventar uma desculpa cientifica para justificar o consumo e continuar sendo “fitness”. Conclusão: Para aqueles que tem preguiça de ler ou estão com pressa, e querem saber a resposta em apenas uma linha...rsrs... UMA TAÇA DE VINHO NÃO É EQUIVALENTE A UMA HORA DE EXERCÍCIO.

Nutricionista Paulo Sakuma

vinho faz bem

Referências:

Dolinsky, Vernon W., et al. "Improvements in skeletal muscle strength and cardiac function induced by resveratrol during exercise training contribute to enhanced exercise performance in rats." The Journal of physiology 590.11 (2012): 2783-2799.

Weiskirchen, Sabine, and Ralf Weiskirchen. "Resveratrol: how much wine do you have to drink to stay healthy?." Advances in Nutrition: An International Review Journal 7.4 (2016): 706-718.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page