top of page

Low Carb Mito ou Verdade?


É comprovado que a Dieta Paleo/Low Carb tem benefícios, é crescente o número de pessoas que estão aderindo a este tipo de alimentação, vejo muitas coisas na internet que me deixam preocupado a respeito dessa dieta, vou tratar nesse texto sobre alguma delas.

1- Dieta Paleo ou Low Carb não é dieta No Carb! Uma dieta low carb é usado até 40% do valor energético total de carboidratos, podendo ser consumido frutas, raízes, entre outros carboidratos, diferente de uma dieta cetogênica onde é usado 5% do valor energético total de carboidratos.

2-Dieta Low Carb se não for ajustada corretamente não emagrece! O emagrecimento é um processo multi fatorial, mas se não houver um déficit calórico independentemente da dieta, não ocorre o emagrecimento e pode até engordar. Quantas pessoas vemos por aí se declarando Low Carb Lifestyle, que não conseguem emagrecer.

3-Dieta Low Carb não é dieta do ovo, bacon e pasta de amendoim. É importante se atentar as proporções de gorduras saturadas e insaturadas consumidas. O consumo excessivo de gorduras saturadas potencializam o crescimento no intestino de bactérias que reduzem a sensibilidade a insulina, aumentam a inflamação do tecido adiposo branco e aumentam a ativação do Toll Like Receptor.

4-Dieta Low Carb não é para todo mundo. A individualidade de cada um deve ser analisada.

Não sou contra Dieta Low Carb, acho um bom protocolo para algumas pessoas, se usada de forma adequada, termino este texto com a frase:

“A diferença entre um remédio e um veneno está somente na dosagem”.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page