• Nutricionista Paulo Sakuma

Posso fazer exercício em jejum?


Um tema que gosto muito de estudar é o Jejum Intermitente, foi meu TCC na faculdade e até hoje procuro ler os artigos científicos que vão saindo, creio que já li mais de 70 artigos científicos sobre o jejum.

O exercício em jejum é outro tema, que sempre procuro buscar informação, e até hoje não encontrei evidencia cientifica que seja melhor realizar o exercício em jejum do que alimentado, se a pessoa gosta, se sente bem fazendo isso ou não tem tempo para comer, tudo bem, mas é importante tomar cuidado com alguns tipos de treino, como os de alta intensidade, podem ser perigosos.

Esses dias já fiz uma postagem sobre o exercício em jejum, mas achei interessante repassar essa informação que saiu em uma publicação do CRN para os Nutricionistas, a Mestre em Nutrição pela USP, Dra. Bruna Zavarize, respondeu a uma pergunta sobre o tema, segue abaixo:

“Não é recomendável praticar exercícios durante o jejum ?

Dra. Bruna Zavarize – Muitas pessoas defendem a prática de exercício em jejum para perda de peso. Entretanto, estudos mostram que esse tipo de comportamento reduz a ativação de genes envolvidos com a termogênese, podendo comprometer a perda de peso, além de trazer prejuízos a saúde, que variam desde risco aumentado de hipoglicemia grave até diminuição na performance cognitiva, função psicomotora e aprendizado verbal após o exercício em jejum. Isso ocorre porque o excesso de estímulos estressantes pode afetar negativamente a regulação da liberação de glicocorticoides, causando um impacto negativo na plasticidade neural e, consequentemente, na função congnitiva.”

#jejumintermitente #jejum #exercício #treinoemjejum

0 visualização

Siga Paulo Sakuma :

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Telegram-icon
  • YouTube
Se inscreva para receber
minhas novidadas

© 2015 por Paulo Sakuma