top of page

A Verdade Sobre o Detox


O grande responsável pela Detoxificação do nosso organismo é o fígado, reduzindo ou removendo intermediários reativos ou radicais livres produzidos pelo metabolismo ou pela ingestão ou exposição a xenobióticos. O Citocromo P450 é um termo designado para uma família de mais de 60 enzimas, localizado principalmente no fígado, que promovem a eliminação de compostos indesejáveis.

Na detoxificação ocorrem reações de biotransformação em duas fases, estas consistem em processos bioquímicos que visam produzir substancias mais hidrofílicas, com finalidade de excreção principalmente pela via renal. Há ainda a fase 3, que não envolve reações bioquímicas, mas o transporte das substancias metabolizadas.

Alguns fatores contribuem para dificultar a detoxificação; doenças crônicas não transmissíveis, elevada exposição e ingestão a toxinas, disbiose intestinal, idade, estilo de vida, medicamentos de uso prolongado, álcool, contaminantes ambientais(metais pesados), contaminantes alimentares ( Peroxidos, Nitritos, Ciclamato de Sódio), carências de vitaminas e minerais e polimorfismos genéticos.

Outro órgão responsável por grande parte da detoxificação é o Intestino, atua como primeira barreira contra micro-organismos e toxinas, influenciando a capacidade de detoxificação de outras vias. Um intestino saudável tem grande influência na saúde em geral e nos processos de detoxificação.

A alimentação pode AUXILIAR no processo de detoxificação mas não é responsável pelo processo como falei anteriormente . Suco detox, sem uma alimentação adequada não vai te ajudar na detoxificação ou no emagrecimento.

Alguns nutrientes que podem auxiliar na detoxificação: 👍🏼Selênio – cofator da glutationa peroxidase, enzima anti oxidante. 👍🏼Frutas cítricas – Contem acido glucurônico, promovem o processo de glucuronidação das toxinas auxiliando na eliminação dessas substancias. 👍🏼Couve, brócolis – promovem sulfatação de toxinas. 👍🏼Alho, gengibre – ricos em enxofre.

🚫E para fechar só um detalhe, não confundam detoxificação com emagrecimento.

a verdade sobre detoc

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page