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Qual seu objetivo?


Qual seu objetivo? “Eu quero perder gordura, ganhar massa magra, melhorar perfomance, aumentar a força e perder essa barriga” Resposta muito comum quando pergunto o objetivo do paciente, mas as coisas não são tão simples, em uma dieta para perda de gordura, normalmente temos um balanço calórico negativo, o que dificulta o ganho de massa magra, além disso anabolismo e catabolismo, são dois processos diferentes, independente se o tecido é adiposo ou muscular, quando um está ativo outro estará inativo, para o ganho de massa magra é muito mais eficiente uma dieta hipercalórico, onde a via anabólico seria mais ativada, e teríamos mais substrato para síntese proteica e hipertrofia muscular, mas ainda não sendo fácil é possível acontecer perda de gordura e ganho de massa, principalmente aliando treinamento resistido com um consumo adequado de proteínas. Falando em perda de gordura localizada, ela não é controlável, o corpo não escolhe de onde vai tirar gordura, não existe um alimento ou uma dieta, que faça perder gordura apenas no abdômen. Pensando em performance e ganho de força, é possível ter boa performance mas fica difícil com uma dieta restrita chegar ao máximo da performance, atletas normalmente tem uma alimentação adequada em calorias e nutrientes, para se ter uma ideia, alguns atletas consomem mais de 10.000kcal ao dia. É importante que as pessoas em processo de emagrecimento entendam que podem ter performance e ganho de massa, mas nunca serão os mesmos resultados de uma dieta focada exclusivamente para estes fins, e a perda somente de “barriga” infelizmente não é controlável . 


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