top of page

Leite é bom?


O consumo diário de leite fornece uma quantidade de muitos dos nutrientes que são necessários diariamente, os componentes do leite participam no metabolismo de várias maneiras;


Fornecendo aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais e ácidos graxos, a proteína do leite é especialmente rica em aminoácidos que estimula a síntese muscular, e algumas proteínas e peptídeos têm um efeito positivo para a saúde, na pressão sanguínea, inflamação, e desenvolvimento de tecidos, o leite também pode atrasar o esvaziamento gástrico, e possivelmente ter um efeito sobre a saciedade (Haug et al., 2007).


Diversos estudos demonstram benefícios ao se consumir o leite. Em uma revisão sistemática de Bordoni et al., 2015 , sugere que o leite e seus derivados tem propriedades anti-inflamatórias.


Um recente estudo D Kim et al., 2017, mostrou que o consumo de leite e produtos lácteos estão associados com redução no risco de incidência da síndrome metabólica.


A última recomendação de Harvad de leite e derivados, indica que o consumo adequado de leite é de 2 ou 3 copos por dia, dependendo de idade, gênero, etc..


Então qual o problema do leite ? As alegações mais comuns:

1-“O leite é inflamatório”

2-“O ser humano é o único animal que toma leite”

3-“O leite é pobre em magnésio, sem ele o cálcio não se fixa”

4-“O leite deixa o ph do sangue alcalino”

5-“O leite tem fosforo demais que compete com o cálcio”

6-“O leite tem hormônio”

7-“O Leite UHT tem conservantes”

Vamos lá:

1- O leite não é inflamatório pelo contrário pode até diminuir marcadores inflamatórios como TNF-alfa e IL-6.

2- O ser humano também é o único animal que faz compras, usa celular, etc... Ofereça leite para um animal para ver se ele não bebe.

3 – Não bebemos leite o dia inteiro, você pode conseguir magnésio comendo outros alimentos.

4 – Nenhum alimento tem o poder de alterar o ph sanguíneo.

5- Outros alimentos também têm fosforo, independente disso uma das formas mais fáceis de se conseguir uma boa quantidade de cálcio é o leite.

6- É proibido a aplicação de hormônios em animais.

7- O leite UHT não tem conservantes, apenas passa por um processo que mata todos micro-organismos.

O leite pode não ser bom para:

- Quem tem alergia ou intolerância.

Para quem tem intolerância a lactose é indicado o consumo do leite sem lactose. A lactose é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e outra de galactose, no leite sem lactose este dissacarídeo já vem “quebrado”, não sendo necessária a ação da enzima lactase, mas não quer dizer que este leite tem menos carboidrato ou é mais saudável, deve ser usado apenas pelos os intolerantes a lactose.

Quem apresenta alergia a caseína deve excluir o leite da alimentação.

Quem faz exame e não apresenta alergia e nem intolerância a lactose, mas mesmo assim se sente desconfortável com o consumo de leite pode tentar o consumo de leite com beta caseína A2.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Porque usar balança de cozinha na dieta

No início de uma dieta, o uso de medidas genéricas como 1 bife, 1 colher, 1 pedaço, etc...⁣ ⁣ Podem até surtirem efeito, pois o mínimo já é suficiente para pessoas com péssimos hábitos alimentares ter

bottom of page